terça-feira, 10 de maio de 2011

San Pedro de Atacama

Viajamos durante à noite para San Pedro de Atacama...
Durante a viagem, a Polícia chilena parou o ônibus e um cara (acho q era o motorista) pegou os nossos passaportes... Descemos todos e as bagagens foram revistadas, mas nem abriram nossas mochilas... Conhecemos nesse momento um chileno que já morou em São Paulo, casado com uma mineira e que mora em San Pedro de Atacama...
Voltamos para dentro do ônibus e o tiozinho veio entregar os nossos passaportes... Ainda estava escuro e faltavam mtos kms para San Pedro de Atacama... E o chileno encostou nas nossas poltronas e veio conversar... Deu muitas dicas da cidade, ficou falando para o Tony dos lugares que ele gostava de ir em São Paulo, falou sobre futebol, etc... Gente fina...
Chegando em San Pedro, ele nos mostrou onde haviam bons hostels...
A cidade parece aquelas dos filmes de faroeste, mas muito interessante... Ouvíamos todos os tipos de línguas na cidade...
Ficamos no hotel Géiser del Tatio, os 3 num quarto com banheiro privativo e "'água quente"...
Estávamos morrendo de fome e na esquina da rua do hotel tinha uma mercearia que vendia umas empanadas enormes e deliciosas... Esse foi o nosso almoço...
Corremos na operadora de turismo da cidade e já fechamos o tour pelo Vale de La Muerte e pelo Vale de La Luna para mais tarde, e tour de 3 dias pelo Salar...
Voltamos para o hotel, tomamos um banho e demos uma descansada rápida...
Às 4h da tarde, partimos para o tour... O deserto do Atacama é realmente muito lindo... Ficamos impressionados com o lugar... Não deu para ir nos geiseres, pois estávamos com os dias apertados...

À noite, demos uma volta na cidade e jantamos numa ótima pizzaria... Depois, mortos de cansaço, voltamos para o hotel para dormirmos, pois no dia seguinte, iríamos madrugar para poder iniciar o Tour do Salar...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Arequipa - Tacna - Arica

A estrada de Arequipa à Tacna é uma das mais lindas que já vi... Ver o dia amanhecer numa paisagem dessa não tem igual... Foi bom conseguirmos viajar no ônibus com visão panorâmica e ainda na primeira fila...

Chegando em Tacna, tivemos que descer e pegar outro transporte para Arica (Chile), na rodoviária haviam vários veículos, entre táxis, vans e ônibus... Pegamos um ônibus que estava quase lotado, pois eles esperam lotar para sair, e como estávamos com pressa, pegamos esse mesmo...
Já na entrada do ônibus, eles pegam nossos passaportes e ficam com eles para cima e para baixo... Estávamos morrendo de medo de extraviarem, mas antes de sair, entregaram-nos junto com os formulários para serem preenchidos e entregues na aduana... Dá uma olhada no tipo de ônibus, até vendedores de carne de porco passou por lá... rs...
E a linda paisagem continua...

Descemos, passamos pela aduana chilena, onde entregamos a nossa documentação e passamos as nossas mochilas pelo raio-x...

Voltamos para o ônibus e partimos para Arica... Chegando na rodoviária, sacamos do VTM moedas chilenas e trocamos o que restou dos soles... Compramos as passagens para San Pedro de Atacama... Como partiríamos só à noite, aproveitamos para conhecer a cidade litorânea...
Arica é uma cidade bastante movimentada... Aproveitamos para jantar antes da partida...

domingo, 8 de maio de 2011

Cusco - Arequipa

Acordamos cedo e demos mais uma volta na cidade de Cusco... Fomos comprar algumas camisetas e lembranças...
Voltamos ao hotel, arrumamos nossas mochilas e pegamos um táxi para a rodoviária...
O ônibus que nos levou para Arequipa era bem confortável, com visão panorâmica... Ao descer em Arequipa, percebemos que haviam roubado nossos sacos de dormir... Já ficamos meio cabreiros, com má impressão da cidade... Não quisemos nem ficar um dia lá para conhecer a cidade... Já fomos direto para o guichê, comprar as passagens para Tacna...
Arrependo de não ter ficado em Arequipa, pois é uma linda cidade, com muitas coisas para fazer... Bom, fica para a próxima...
Ficamos um tempo na rodoviária esperando o horário do ônibus... Comemos e usamos a internet...

sábado, 7 de maio de 2011

Machu Picchu

Hoje madrugamos... Acordamos por volta das 3h, tomamos o café da manhã, pois pedimos para fosse servido bem cedo... Precisávamos pegar o primeiro ônibus para Machu Picchu, pois o Tony subiria Waynapicchu e as senhas eram limitadas...
Chegando no ponto de ônibus, havia uma multidão de mochileiros... Acho que conseguimos pegar o terceiro...
  Ao chegarmos lá, o coração bateu forte, a emoção de estar naquele lugar era demais... Foi um sonho realizado por nós três (Claire, Tony e Jôse Hanne), e acredito que por muitas pessoas que estavam naquele lugar... Vimos vários grupos de idosos (na verdade idosos por causa da idade, mas o espírito e o físico de jovens)...
O Tony conseguiu pegar a senha para subir às dez horas, pois faríamos um tour pelas ruínas com um guia antes...

Dêem uma focalizada no meu pé (Claire)... Na hora eu nem percebi, só ouvi umas turistas gritando "snake" e apontando para os meus pés... Como não tenho muito medo de cobra, não me apavorei... Agora, se fosse uma barata, acho que sairia pulando e gritando... kkk...
 Eu (Tony) subi Waynapicchu... O engraçado é que, logo na entrada, uma senhora de idade passou por mim e me perguntou quanto tempo levava para subir e descer, eu disse que ela levaria umas duas horas... Quando eu estava lá subindo ainda, já sem fôlego, ela passa por mim já descendo... kkk
A vista lá de cima é incrível...

Foi realmente um dia que ficará marcado em nossas vidas...
Voltamos para Águas Calientes... Um peruano veio e pediu para a Jôse Hanne trocar a camiseta com ele... Eles adoram camisetas do Brasil... Detalhe: a camiseta era enorme, mas valeu a troca...
Voltamos para o hotel, arrumamos nossas mochilas e fomos procurar um restaurante para jantar, antes de voltarmos para Ollantaytambo...
Comemos muito bem, pagando pouco...
Pegamos o trem para Ollantaytambo, e chegando lá havia um motorista com a plaquinha "Família Bordini"... Voltamos de carro de Ollanta à Cusco... Chegamos tarde no hotel e desmaiamos na cama...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Vale Sagrado - Ollantaytambo - Águas Calientes

Levantamos cedo, arrumamos nossas mochilas e descemos para tomar o café da manhã... Despedimos dos companheiros de viagem, chegou a hora de separarmos... Eles ficariam mais um dia em Cusco...
Pegamos o  nosso transporte para o tour no Vale Sagrado...
A primeira parada foi num mercado de artesanatos... Aproveitamos para comprar algumas lembrancinhas, brincar com as lhamas e tomar uma Inca Kola...
Para chegar nas ruínas de Pisaq, temos que andar um pouco; a distância não é grande, o problema é a subida, mas não chega a cansar, pois a paisagem é tão deslumbrante, que vc nem percebe o quanto subiu... Além do mais, o caminho é tão estreito que exige um pouco de atenção...

Paramos para almoçar em Urubamba... Depois seguimos para Ollantaytambo... Tão espetacular quanto Machu Picchu... Deslumbrante!!!

Em Ollantaytambo, enquanto esperávamos o trem para Águas Calientes, jantamos uma pizza...
Pegamos o trem da Perurail... Viajamos à noite, mas imagino que de dia é bem melhor, perdemos muitas paisagens... A chegada em Águas Calientes deve ser espetacular...

Chegamos em Águas Calientes e fomos direto para o hotel...